Filmes

04/08/2016 18h32 - Atualizado em 04/08/2016 18h32

15 filmes para renovar seu olhar sobre a Educação [listas_UEMS]

Marcos Holanda

Do site da UEMS, 03/08/2016

(Produção: Eduarda Rosa, Mídia & Ciência UEMS/Fundect)

Alguém tem dúvida sobre a importância da educação, ou sobre o impacto positivo que ela pode provocar na vida de alguém?

Temos certeza que não e por isso propomos uma lista de 15 filmes que vão te ajudar a ter uma visão ainda mais profunda sobre educação.

A lista vale para todos, mas esperamos que seja ainda mais aproveitada por estudantes e/ou profissionais da área da educação.

Podemos começar?

Ah, uma observação importante. Sugerimos abaixo os links dos filmes que estão disponíveis na internet, mas nossa indicação é que adquiram ou loquem os filmes, a fim de aproveitá-los com a qualidade que merecem, ok?!

 

1- Língua das Mariposas

Este lindíssimo filme espanhol fala sobre os primeiros passos do garoto Moncho, 7 anos, na escola. O foco do longa está na relação professor-aluno, estabelecendo a imagem de um professor humano, caloroso, próximo e paciente. “Nos mostra a atitude do profissional da educação como aquela do erudito, que lê, pesquisa, conversa regularmente com muitas pessoas e é admirado pela comunidade”, diz o comentarista João Luís de Almeida Machado.

Mais que teorias, o professor ensina os alunos a respeito de novas posturas diante do mundo, a terem respeito, sensibilidade e jamais abandonarem seus ideais.

A Língua das Mariposas (La Lengua de Las Mariposas)
Lançamento: Espanha, 1999
Duração/Gênero: 96 min., Drama
Direção: José Luis Cuerda

2- Quando sinto que já sei

O documentário mostra projetos com propostas educacionais inovadoras. Para isto foram ouvidas crianças, pais, professores, educadores, diretores e pessoas das mais diversas áreas, todas com o mesmo desejo: romper com o modelo convencional de escola.

 

Duração: 78 minutos
Lançamento: 2014
Direção: Antonio Sagrado, Raul Perez e Anderson Lima

 

3- A Educação Proibida

“A Educação Proibida” foi gravada em oito países da América e tem mais de 90 entrevistas com educadores, que foram questionados sobre a escolarização moderna e apresenta alternativas educacionais.

Duração: 145 minutos
Lançamento: 2012
Direção: German Doin e Verónica Guzzo

 

 

4- Sementes do nosso quintal

O filme retrata o cotidiano de uma escola onde a criança está acima de métodos e fórmulas de se educar. Onde natureza, música, arte, conflitos, magia e cultura popular regem o encontro das crianças, que convivem diariamente entre diferentes faixas etárias. A educadora Therezita Pagani revela o potencial da educação infantil verdadeira, firme e sensível, conforme descrevem os idealizadores.

Duração: 115 minutos
Lançamento: 2012

Direção: Fernanda Heinz Figueiredo

 

5- Sociedade dos poetas mortos

Encantar os alunos por meio da literatura. Este é o objetivo de um ex-aluno que se torna professor da tradicional escola preparatória Welton Academy. O professor, interpretado por Robin Williams, usa métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos e cria um choque com a ortodoxa direção do colégio.

Duração: 2h08

Lançamento: 1990

Direção: Peter Weir

 

 

6- Coach Carter: Treino para a Vida
Em uma escola com altas taxas de repetência e evasão, o dono de uma loja de artigos esportivos Ken Carter (Samuel L. Jackson) aceitou o convite para se tornar técnico de um time de basquete que já colecionava derrotas. Enquanto treinava o grupo para vencer as competições, ele demostrava preocupação com o desempenho escolar dos jogadores. O filme mostra como o técnico acreditou no potencial dos alunos e desafiou que eles fossem além das suas limitações.

 

Duração: 2h16

Lançamento: 2005

Direção: Thomas Carter

 

 

7- Entre os Muros da Escola

François e os demais amigos professores se preparam para enfrentar mais um novo ano letivo. Tudo seria normal se a escola não estivesse em um bairro cheio de conflitos. Os mestres têm boas intenções e desejo para oferecer uma boa educação aos seus alunos, mas por causa das diferenças culturais esses jovens podem acabar com todo o entusiasmo. François quer surpreender os jovens ensinando o sentido da ética, mas eles não parecem dispostos a aceitar os métodos propostos.

 

Duração: 2h10

Lançamento:  2008 (França)

Direção: Laurent Cantet

 

 

8- Escritores da Liberdade

O filme “Escritores da Liberdade”, baseado em uma história real, aborda de maneira comovente os desafios da educação, em especial num contexto socioeconômico problemático.

 

Duração: 2h03

Lançamento:   2007

Direção: Richard LaGravenese

 

 

9- Paulo Freire – Contemporâneo

Entrevistas com familiares, pedagogos e o próprio Paulo Freire apresentam o pensamento e a atemporalidade do método de alfabetização do educador.
Duração: 52 minutos
Lançamento: 2006

Direção: Toni Venturi

 

 

10- Corrida para lugar nenhum

Documentário mostra como a pressão da escola e da família para que os jovens sejam bem-sucedidos traz traumas psicológicos irreversíveis. O filme faz uma crítica à cultura da competitividade e da alta performance vigente na educação dos Estados Unidos.

Duração: 85 minutos
Lançamento: 2010

Direção:  Vicky Abeles

 

11- A Onda

Um professor decide fazer um projeto com os alunos transformando a sala em um tipo de governo fascista, mas os alunos começam a sair do controle e começam a propagar “A onda” por toda a cidade tornando o projeto um movimento real. Quando as coisas começam a sair do controle, o professor tenta parar o movimento, mas já é tarde demais.

Duração: 1h47

Lançamento: 2009

Direção: Dennis Gansel

 

12- Ser e Ter

O documentário mostra o processo de formação do conhecimento e da identidade pessoal de estudantes, do jardim da infância até o último ano do primário, dos quatro aos 11 anos. Acompanha em sua transição do universo familiar para um ambiente no qual é levado em conta sua individualidade sem pressupostos.

 

Duração: 1h45

Lançamento: 2002

Direção: Nicolas Philibert

 

13- Uma Mente Brilhante

O filme é baseado no livro “A Beautiful Mind: A Biography of John Forbes Nash Jr.”, de Sylvia Nasar. E conta a história real de John Nash que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade. Brilhante, Nash chegou a ganhar o Prêmio Nobel. Foi diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos e enfrentou batalhas em sua vida pessoal, lutando até o fim de sua vida.

 

Duração: 2h20

Lançamento: 2002

Direção: Ron Howard

 

 

14- Além da Sala de Aula

Uma professora de primeira viagem supera seus medos e preconceitos iniciais em lecionar para crianças de rua em uma sala de aula improvisada em um abrigo, fazendo grande diferença na vida delas.

 

Duração: 1h40

Lançamento: 2011

Direção: Jeff Bleckner

 

15- O Substituto

Henry Barthes é um professor brilhante com um verdadeiro talento para se conectar com seus alunos. Mas preferia atuar como professor substituto, nunca na mesma escola por mais que algumas semanas, nunca permanecendo tempo suficiente para formar qualquer relação com os alunos ou colegas. Contudo quando se depara com uma nova missão, em uma decadente escola pública, sua visão sobre a vida muda.

 

Duração: 1h40

Lançamento:  2012

Direção: Tony Kaye

tópicos:
    0 Comentários
    Objetivo Guarulhos

    Av. Tiradentes, 1.425 - Centro - Guarulhos - SP

    contato@objetivogru.com | (11) 2464-0077


    Atendimento
    Segunda a Sexta das 08h00 às 21h00
    Sábado das 08h00 às 17h00